A Nova Despensa foi lareuada com destaque na Premiação do Instituto dos Arquitetos do Brasil - Departamento Paraná 2023. A finalidade da premiação é identificação dos valores, dos avanços e da perspicácia na produção da arquitetura e do urbanismo; em seus contextos locais e dos momentos em que foram realizadas.

 

Localização Curitiba, Paraná, Brasil

Área 95 m2

Ano do Projeto 2021

Fotografia Eduardo Macarios

Equipe
Gabriel Zem Schneider
Franco Luiz Faust
Lucas Aguillera e Shinyashiki
Thiago Augustus Prenholato Alves

Consultoria
Touz.Co
Kampa Studio


Fornecedores
Construtora AlphaEnge
E.LED Light Studio 
Oikos Móveis Planejados

 

NOVA DESPENSA

A Nova Despensa foi um projeto idealizado ao longo de dois anos em conjunto com os clientes. Logo que eles chegaram, ficamos extremamente interessados com a proposta: uma loja de produtos a granel diferente das demais, pautada em uma experiência de consumo mais consciente e de menor impacto ambiental, isso tudo sem abrir mão de qualidade e variedade.

Por se tratar da primeira loja de uma nova marca o projeto da Nova Despensa passou por várias etapas: desenvolvimento da marca, desenvolvimento do serviço - indicamos nossos amigos da Touz.Co para auxiliá-los no processo - dimensionamento do espaço necessário para a variedade de produtos planejada, escolha de um imóvel que tivesse luz natural abundante para valorização dos produtos, reflexões durante o período de isolamento da pandemia, desenvolvimento do projeto de arquitetura e, e por fim, a materialização de todas essas etapas na obra.

Uma das principais tarefas deste projeto foi exatamente o dimensionamento do espaço necessário para a loja - que, por se tratar de uma loja de produtos a granel, teria uma medida padrão básica: os dispensers. Foi então, que percebendo a limitação do mercado na oferta dessas peças, convocamos outro amigo, o designer de produto Max Kampa do VenturaLab, e desenvolvemos um desenho sob medida que valoriza os produtos, mas também a própria colher de retirada dos insumos. Em repetição esses dois elementos criam ritmo e uma identidade marcante para a loja.

A questão seguinte foi apenas organizar esses dispensers no espaço escolhido, um imóvel de esquina na Avenida Vicente Machado em Curitiba/PR. Para isso, estudamos a relação produto/consumidor ao longo do tempo. No início, nas primeiras mercearias, os produtos ficavam atrás do balcão e os clientes dependiam de um intermediário para acesso aos produtos. Depois, na industrialização, os produtos foram para as prateleiras, e o consumidor foi jogado em uma série de corredores em um percurso linear até o caixa. Nossa proposta foi então, transformar essa relação, criando uma ilha central, de atendimento e de exposição de produtos ao redor da qual o cliente circula livremente - um quiosque interno com produtos no centro e no perímetro do espaço.

Mais além, a altura do mobiliário desenhado foi pensada de modo que o cliente tivesse total compreensão do espaço logo ao adentrar a loja - sem sobrecarga de informação - e de modo que fosse possível o apoio da equipe da loja aos consumidores a qualquer momento. 

O resultado final foi atingido aliando tudo isso a uma materialidade simples e leve, pautada na cor branca, em um tom madeirado claro e a presença da cor da marca nas serralherias. Uma identidade amigável e convidativa para uma loja que se propõe como uma extensão da casa dos clientes.