Localização Curitiba, Paraná, Brasil

Área 165 m2

Ano do Projeto 2022

Fotografia Eduardo Macarios

Equipe
Franco Luiz Faust
Gabriel Zem Schneider
Lucas Aguillera e Shinyashiki
Thiago Augustus Prenholato Alves

Fornecedores
Adornie Home Decor
Alma Light
Bentec by Mondrian
Cevimar
Construtora LTR
Dsgnselo
Golden Vidros
Inove Design
Lais Aliski Casa
Light&Co Iluminação
Mondrian Coberturas
Noblesse Mármores e Granitos
Portobello Shop
Simmetria Ambienti

APARTAMENTO PÁSSAROS

O primeiro apartamento de um jovem casal é algo marcante em suas vidas, com nossos clientes não foi diferente. Eles adquiriram um apartamento tipo garden no bairro Mercês, em Curitiba, porém, não se trata de um garden típico. Por conta da topografia do terreno do edifício, o apartamento encontra-se acima do nível do solo, propiciando aos moradores uma vista privilegiada do centro da cidade. Outro ponto que chama a atenção é seu pé-direito interno de aproximadamente 4 metros de altura.

A planta existente foi reformada para as necessidades do casal, buscando valorizar a área social e seu pé-direito especial. A planta original contava com um volume construído em frente ao acesso, abrigando o lavabo e a lavandeira, então optamos por retirar este volume e incorporar o lavabo às proximidades do banheiro de uma das suítes, ampliando o espaço interno deste mesmo dormitório para transformá-lo em escritório duplo para o casal, uma das principais demandas. Outro ajuste foi levar a lavanderia para a área externa do apartamento, dessa forma, a sala se tornou um ambiente totalmente integrado e livre de obstáculos, perfeito para o casal reunir amigos e familiares.

Assim definido, o maior desafio foi harmonizar os volumes de marcenaria do hall, cozinha, jantar e estar, em uma lógica unificada, capaz de setorizar e, ao mesmo tempo, integrar o apartamento. Junto a parede da cozinha, intercalamos volumes altos de marcenaria em acabamento amadeirado, com volumes compostos de bancadas e armários flutuantes, em acabamento ebanizado e cinza claro - aliados ao revestimento em pedra ultracompacta nas paredes. Assim, criando ritmo e proporções mais amigáveis para o espaço. Enquanto isso, na outra face, um painel ripado cria sombra e textura no plano mais extenso do apartamento. Esse plano é interrompido apenas por uma faixa vertical pintada na cor verde, que marca o acesso à área íntima.

Esse mesmo elemento ripado surge novamente nos ambientes internos, em outras alturas e materiais, criando uma sútil conexão entre os ambientes. Ao todo, o apartamento conta com uma paleta material composta de três elementos: madeira, branco - cinzas - e preto. Essa composição se modifica apenas na pontuação de algumas cores, em especial o verde, uma cor especial para a nossa cliente que já a acompanhava desde seu primeiro apartamento. Desta forma, foi possível atingir a expectativa do casal para o seu primeiro lar com um apartamento acolhedor e social.