Localização Curitiba, Paraná, Brasil

Área 100.0 m2

Ano do projeto 2016

 

 

 

 

 

 

ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA KÜSTER & MACHADO ADVOGADOS ASSOCIADOS - SEDE CURITIBA

Uma fachada deve ser tratada como um elemento construtivo e não somente estético. Segundo Gottfried Semper, a "pele envoltória" é um dos 4 elementos da tectônica de uma edificação. Ela deve trabalhar de modo a comunicar com os ambiente internos e externos, realizar as trocas energéticas da edificação, permitir a entrada de luz natural e também promover a identidade de um estabelecimento comercial ou corporativo.

Sabendo disso, tratamos a fachada do Escritório KM, em Curitiba, de modo a reduzir os custos com manutenção de películas em vidros, ar-condicionados e também criar uma nova identidade para a edificação construída na década de 90.

Para tanto, planeja-se utilizar uma camada de fachada ventilada de placas cimentícias, criando uma bolsa de ar ao redor da edificação e também um grande brise metálico, com chapas perfuradas de aço, protegendo as vidraças existentes do sol Oeste, que produz grande calor em espaços de escritório confinados no fim da tarde, reduzindo os custos com climatização. Mais além, entende-se que a nova fachada produza uma austeridade e modernização do espaço construído do escritório.